“Cuiabá tem potencial para se tornar mais uma capital turística do Brasil”, apontou o prefeito Mauro Mendes durante a posse do Conselho Municipal de Turismo, que aconteceu, ontem à tarde. Para ele, todo o trabalho feito durante o mundial na capital é uma confirmação da capacidade da nossa cidade de sediar eventos de grande proporção.
“Fizemos um trabalho surpreendente durante a Copa do Mundo, que gerou um reflexo muito positivo a respeito da nossa cidade para o resto do mundo. Conseguimos atingir algo difícil, mas valioso: a reversão de expectativa. Muitos desacreditaram de Cuiabá como sede para o mundial e não deram crédito ao seu potencial, mas fomos capazes de mudar essa visão. Não só cativamos povos de diversas partes do mundo, como provamos que temos todos os ingredientes necessários para realizar grandes eventos. A Copa em Cuiabá foi muito bem lembrada pela mídia internacional, o que ajudou a colocar nossa cidade como um ponto turístico que vale ser levado em consideração”.
O Conselho Municipal de Turismo possui um papel fundamental para que todo esse potencial da capital possa ser bem explorado. Com a nova dimensão que a cidade toma, mediante os bons resultados avaliados pós-Mundial, é imprescindível que o Conselho dê sequência a este trabalho, transformando o turismo em Cuiabá como mais um prioridade.
“Nós mudamos de patamar na percepção que as pessoas possuíam a respeito da cidade e precisamos consolidar essa nova visão. É preciso impulsionar novas ações e me alegro por saber que este conselho está pré-disposto a contribuir para o crescimento turístico de Cuiabá”.
Para o secretário de Turismo e presidente do conselho, Marcus Fabrício, a equipe composta por 16 profissionais do ramo turístico vai trabalhar intensamente, viabilizando projetos que permaneceram por muito tempo no papel.
“O Conselho é responsável por definir as ações e diretrizes que a prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo pretendem colocar em prática. Nós avaliamos os projetos, sejam eles da criação do Parque das Águas ou da revitalização do Horto Florestal, deliberamos e quando aprovados, os encaminhamos para o Ministério de Turismo para sua aprovação final e liberação de verba. Nosso papel é facilitar a agilidade de projetos tão importantes para Cuiabá, além de fomentar o turismo por meio das ferramentas que já temos em mãos”, conclui o secretário.