O prefeito Ari Lafin acredita que será emitida, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na próxima semana, a certificação para o aeroporto regional Adolino Bedin voltar a ter voos comerciais para Cuiabá e demais localidades. “Pelas informações que nós tivemos lá e pelo contato do nosso secretário de desenvolvimento econômico, Cláudio Druzina, tenho otimismo que logo teremos uma resposta para ter a certificação para dois anos. Automaticamente estamos em contato com a empresa que opera os voos comerciais para que operem na próxima semana”, declarou, esta tarde.
Ainda segundo Lafin, processos como esse demoram até dois meses para serem finalizados. “Estive com o Geovano Palma, que é um dos gerentes de operações técnicas aeroportuárias e também com os fiscais da Anac. Pela dedicação da equipe da Anac, já que este processo de renovação de certificação poderia levar até 60 dias, eles estão debruçados e provavelmente deveremos ter uma resposta em breve. Eles estão muito empenhados, eles têm Sorriso como um aeroporto modelo, mas tem alguns pré-requisitos a serem cumpridos. A nova pintura de faixa que não consigo fazer tão rápido. Antes pousava um avião ATR aqui, agora pousa um jato. São pinturas emborrachadas que estão há anos e leva tempo para removê-las e licitar um novo processo para contratar uma empresa para trabalhar nisso. Eles entendem que não há problema (para que os aviões pousem), mas tem que regularizar.”
Conforme o Só Notícias informou, a empresa que opera os voos em Sorriso entrou com pedido de prorrogação dos pousos e decolagens para o João Batista Figueiredo, em Sinop. Essa transferência de local dos voos começou na última segunda-feira e terminaria sábado. Porém, com o novo encaminhamento a previsão é que a aeronave que vinha fazendo voos em Sorriso continuem pousando e decolando até o dia 20 em Sinop.