A prefeita Lucimar Campos (DEM) determinou a suspensão de todos os processos em andamento referentes às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com a intenção conhecer os projetos e processos. Estas obras estariam orçadas em cerca de R$ 350 milhões e contemplam várias áreas. Ontem à tarde, ele participou de uma reunião e externou seu desejo de que o 9º Batalhão de Construção e Engenharia (9ºBEC), de Cuiabá, passe a executar estas obras. O Exército ficou de analisar a questão.
Além da gestora municipal, a reunião contou com a presença do chefe da Controladoria Geral da União (CGU-MT), Sérgio Akutagawa, do comandante do 9º BEC, Luciano Flores, do chefe da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União de Mato Grosso, Waldemir Paulimo Paschoiotto, e do gerente Regional da Caixa Econômica Federal, José Luiz Dias. A reunião foi solicitada pela prefeita com o objetivo de buscar união destas instituições em torno da execução das obras do PAC que serão realizadas no município.
Akutagawa referendou a parceria e disse que o papel da Controladoria Geral da União é justamente contribuir e fiscalizar para que problemas futuros não ocorram e que a gestão municipal aplique os recursos públicos de forma correta. Já o Tribunal de Contas da União está auxiliando no monitorando dos processos para lançamento dos editais.
O comandante do 9º BEC disse que passa a estudar a possibilidade de assumir as obras do PAC de Várzea Grande, tendo um período vago de trabalho no calendário e que poderia ser aproveitado na execução das obras.