O presidente da Câmara Municipal, Paulo Florêncio, confirmou ao Só Notícias que amanhã, às 14h, a prefeita Maria Izaura (PDT) deverá fazer a defesa oral de suas contas relativas a 2005, reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Só Notícias apurou que a defesa será no plenário da câmara.
As contas da prefeita Maria Izaura tiveram parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) após detectar diversas irregularidades de ‘natureza grave’. Foram apontadas 45 irregularidades. Se a câmara tomar a mesma decisão do TCE, a prefeita corre o risco de ficar inelegível. Para derrubar a decisão do TCE são necessários 6 votos dos vereadores ( dois terços).
Dessas 45 irregularidades, 31 tinham sido sanadas totalmente pela equipe econômica da prefeitura e, sete, parcialmente. Entre as falhas estão títulos da prefeitura protestados, despesa sem comprovação, atraso na remessa de balancetes, veículos irregulares perante Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), veículos da prefeitura em nome de terceiros, realização de despesas que não se enquadram nas atividades do poder público.
O relatório da comissão parlamentar que analisa as contas deve ficar pronto na semana que vem e será encaminhado para votação em plenário.
(Atualizada às 15h08)