O promotor Osvaldo Moleiro Neto determinou a abertura de um inquérito civil para investigar Luciane Bezerra, prefeita de Juara (300 quilômetros de Sinop). No documento de instauração do procedimento, o promotor destaca que a gestora deixou de responder “diversos ofícios requisitórios do Ministério Público”. Além de Luciane, também é investigado o procurador geral do município, Leonardo Fernandes Maciel Esteves.
O promotor ressaltou que os ofícios estão sendo “simplesmente ignorados pelos gestores públicos, prejudicando o andamento e a resolução dos procedimentos extrajudiciais, violando os princípios administrativos, por retardarem e deixarem de praticar, indevidamente, ato de ofício, configurando condutas contrárias à legalidade e à lealdade às instituições”.
Ao instaurar o inquérito, Osvaldo determinou que seja expedido ofícios aos vereadores de Juara, questionando o número de requisições encaminhadas à prefeitura, em 2017, que não foram respondidas ou tiveram a apresentação da resposta “retardada”. O prazo dado para conclusão do procedimento é de um ano.
Outro lado
Só Notícias tentou contato, por telefone, com a prefeita de Juara. Uma assessora informou que a gestora estava em reunião e que “assim que possível” retornaria a ligação, o que ainda não ocorreu.