A prefeita Rosana Martinelli (PL) confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que baixará novo decreto proibindo a realização de eventos com lotação acima de 200 pessoas em Sinop, em decorrência do aumento de casos de Coronavírus e ocupação das Unidades de Terapia Intensiva. O documento deve ser publicado ainda hoje. “Nós recebemos uma notificação do Ministério Público para suspender os grandes eventos. Vamos fazer o decreto suspendendo, a exemplo de como já cancelamos o nosso réveillon”, explicou.
Ainda de acordo com a prefeita, até agora a prefeitura não recebeu solicitação de liberação de alvarás para realização de festas privadas. “Nós não temos conhecimento de festas marcadas, porque nenhum alvará foi solicitado. Então a partir do momento que a pessoa vai fazer uma festa, ela tem que entrar com o alvará e a princípio para a prefeitura não está constando nada, não temos nenhum pedido para liberar. É preciso solicitar também liberação do Corpo de Bombeiros, é o procedimento, e nós checamos e não tem nada”, afirmou.
“Vamos baixar o decreto hoje justamente porque não queremos causar prejuízos para ninguém, não dá para esperar e depois cancelar em cima da hora, porque é complicado. Estamos fazendo com antecedência, cerca 15 dias estamos baixando porque não queremos dar prejuízo para ninguém”, acrescentou a gestora.
Martinelli ainda garantiu que no momento não haverá fechamento de comércio. “Permanece 50% de capacidade, estamos pedindo conscientização nesse momento, para que depois não tenhamos que tomar medidas mais restritivas. Nós estamos indo gradativo, não vamos fechar nenhum comércio, estamos entregando o kit, mas é uma questão de prevenir. Mês passado era uma realidade, hoje é outra, e daqui a 15 dias vai ser diferente”, salientou.
A gestora também destacou que “Sinop está sob controle, mas também não podemos baixar a guarda diante da onda que estamos acompanhando no cenário nacional”, completou.
Ontem, Sinop chegou a 140 mortes por Covid, segundo dados da secretária municipal de Saúde. A nova confirmação é de uma mulher, de 61 anos, que estava internada no Hospital regional desde o último dia 13, com quadro clínico e resultado de teste rápido positivo para Coronavírus. Ela apresentava comorbidade e morreu ontem. Com isso, Sinop registrou 140 óbitos em decorrência da doença.