A implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em Guarantã do Norte, deve iniciar até o final do mês. Segundo a prefeita do município, Sandra Martins, o objetivo é captar fundos do governo para investir em estrutura como, por exemplo, câmeras de videiomonitaramento, para inibir ações criminosas. “O principal problema da região é o tráfico de drogas. Estamos na fronteira com o Pará e assim como qualquer outra [fronteira] acaba virando rota de tráfico”, disse, ao Só Notícias.
Em reunião, na sexta-feira (21), entre o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e prefeitos de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte e a população, foi solicitado o aumento do efetivo policial.
“A falta de efetivo é problema em todo do Estado, mas o secretário se comprometeu em abrir um concurso público o mais rápido possível”. Atualmente o município conta com sete policiais militares e dois investigadores. “O ideal seriam 24 militares e 10 investigadores”, acrescentou.
A região conta com aproximadamente 100 mil habitantes. Sandra expôs ainda que outra preocupação é com acidentes de trânsito na BR-163. “Nos últimos quatro meses foram cerca de 80”, disse, ao defender maior conscientização e atenção dos motoristas, motoqueiros além de maior fiscalização na via.