A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura, estará em Cuiabá na quinta-feira (16) para assinar o termo que repassa ao governo do Estado, em cessão de uso, o Hospital Municipal Albert Sabin. “É o próximo passo para estadualizar a unidade. Conforme o secretário de Estado de Saúde [Pedro Henry] nos falou, o Estado espera ter condições de assumir o hospital em no máximo 60 dias após a assinatura do termo de cessão”, explicou a prefeita.
A informação foi confirmada durante a visita do governador Silval Barbosa (PMDB) e comitiva a Alta Floresta na semana passada. Na ocasião, o governador assinou a ordem de serviço no valor de aproximadamente R$ 670 mil para conclusão das obras de reforma do hospital e para adequação do espaço físico no qual futuramente serão implantados dez leitos de UTI.
De acordo com o governador, um dos objetivos é ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a qualidade dos serviços prestados na região. “Queremos fazer um novo modelo de gestão na área de saúde pública. A sociedade tem cobrado com razão. Vamos solicitar a priorização e maior rapidez possível para a conclusão destas obras”.
Segundo Pedro Henry, as obras já fazem parte do processo que caminha para a estadualização do hospital. “Em breve, uma equipe técnica da Secretaria virá para levantar as necessidades da unidade e, assim, vamos iniciar a gestão por meio de uma Organização Social de Saúde”.
O Hospital Municipal Albert Sabin é referência regional. Atende pacientes de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta e até do sul do Pará. Após a estadualização, as despesas inerentes à administração e funcionamento do hospital ficarão a cargo da Secretaria de Estado de Saúde.