A prefeitura informou que 95% das 40 metas instituídas no Planejamento Estratégico do ano passado foram atingidas. Os dados foram apresentados em audiência pública na sexta-feira, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, abrangendo as dez secretarias municipais, além do Procon e do Prodeurbs.
A prefeita Rosana Martinelli avaliou que o resultado “é inédito na história do município”, desde que o Planejamento Estratégico foi instituído. “Em 2019 completamos 95% de todas as ações planejadas. Em todos os setores a Prefeitura conseguiu atingir o que planejou. Somente em dois itens não conseguimos. Sinop é uma cidade que cresce mais de 10% ao ano e é um grande desafio para os administradores. Estamos focados para atingir todas as metas em 2020”, falou a prefeita.
A prefeitura considera que um dos destaque foi no Trânsito. Se até o final de 2018 contabilizava desempenho negativo, uma vez que não “reduzia o número de mortes causadas por acidentes”, no ano passado demonstrou-se a eficácia das estratégias de gestão voltadas à preservação da vida. Com a adoção de medidas focadas no enfrentamento da imprudência dos condutores e o excesso de velocidade nas vias, mediante efetivação dos dispositivos de fiscalização eletrônica, da sinalização e do trabalho das equipes da secretaria de Trânsito, o município conseguiu reduzir o número de óbitos de 43 em 2018 para 22 no ano passado, informa a assessoria.
Na Saúde, um dos resultados positivos é a redução da taxa de mortalidade prematura pelo conjunto das quatro principais doenças crônicas de 302.92 para 250.99 e o tratamento garantido para 100% das pessoas com hanseníase.
Na Educação, entre os índices positivos esteve a elevação no nível de aprovação com qualidade dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica da Rede Municipal de 91,5% em 2018 para 96,42% em 2019, por meio do investimento em estrutura de trabalho e capacitação para os profissionais da área.
Na Assistência Social, o objetivo de elevar para 18% a taxa de participantes no controle social, em 2019, também foi ultrapassada, atingindo-se 35,85%. No Meio Ambiente, a aplicação de 20% da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2019 também demonstrou avanço, chegando a 25% e demonstrando o sucesso do projeto de coleta seletiva nas escolas.
O Planejamento Estratégico consiste em um conjunto de metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazos no período de 20 anos (2017-2036) em diferentes áreas. Os resultados (positivos ou negativos) norteiam a atuação do poder público mediante os cenários apresentados. Atualmente, 24 municípios trabalham com o Planejamento Estratégico, com apoio do Tribunal de Contas. Sinop é considerada case de sucesso, conclui a assessoria.