O ano letivo de 2020 será de novidades nas 39 unidades da rede municipal de Sinop. A prefeitura de Sinop efetuou a aquisição de 100 mesas digitais para reforçar a aprendizagem dos estudantes do município, servindo como um instrumento tecnológico de suporte e aliado das atividades realizadas em sala de aula. Elas estarão dispostas nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental, nestas últimas, distribuídas entre salas de reforço e nas de aprendizagem especial. A proposta é que cada escola tenha duas mesas.
“O município tem investido em infraestrutura pedagógica: livros, bibliotecas, materiais diversos. Tudo com investimento do IPTU. Neste ano, vamos investir em tecnologia para as crianças porque é uma forma de reforçar tudo o que os professores vem ensinando às crianças”, destaca Rosana Martinelli, através da assessoria.
Na última quarta-feira, na volta às aulas, algumas crianças já sentiram o ‘gostinho’ de como se dará a utilização das mesas. Na escolas Tatiana Belink, no bairro São Cristóvão, o equipamento ficou em exposição para uso pelas alunos e educadores. “Essas mesas digitais também são um salto em tecnologia para dentro das escolas. A criança, hoje, aprende diferente porque já é digital. A ideia é trazer essas mesas que, nada mais são que uma plataforma pedagógica, para trabalhar o lúdico, mas na aprendizagem da criança. Já recebemos, no final do ano, 50 unidades e as outras 50 chegaram também”, reforçou a secretária de Educação, Veridiana Paganotti.
A gestora explicou que o grupo de professores já começa a ser capacitado sobre os instrumentos. “Já estamos, agora, com os professores manuseando o produto e, em fevereiro, na semana pedagógica, já vão tirar as dúvidas. Mas o importante é que eles já estão conhecendo os materiais com os quais também passarão a trabalhar”, destaca a secretária.
O município de Sinop é considerado um case de sucesso na educação, com suas práticas reconhecidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. As informações são da assessoria.