A deputada estadual pelo PCdoB no Rio Grande do Sul e pré-candidata a presidente, Manuela D´Ávila, participa hoje, na capital, de audiência pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para debater formas de combate aos altos índices de violência contra mulheres no Estado, especialmente os crimes tipificados como feminicídio (assassinatos de mulheres motivados pela questão de gênero, quando o crime envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher). Desde 2015, com a lei 13.104, o feminicídio foi incluído no código penal e passou a ser definido como homicídio qualificado.
Além de Manuela, participarão do debate estudiosos do tema como a professora Antonieta Costa, presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso e do Fórum Nacional de Mulheres Negras; a delegada de polícia adjunta da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa, Ana Cristina Feldner, dentre outros convidados.
Manuela é jornalista e exerce a função de procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Cumpriu dois mandatos como deputada federal, quando foi líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, liderou a bancada gaúcha e presidiu a Comissão de Direitos Humanos. Foi indicada três vezes pelo Diap como uma das 100 “Cabeças” do Congresso e cinco vezes ao Prêmio Congresso em Foco, que premia os melhores parlamentares do Brasil.
A informação é da assessoria.