A senadora Marina Silva confirmou nesta quarta-feira (10) a participação como conferencista no 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Ela estará presente na tarde do segundo dia do evento, em uma conferência extra, junto com o ambientalista Sérgio Guimarães, de Mato Grosso. Convidada para a conferência de abertura, a senadora só conseguiu abrir sua agenda para o segundo dia do congresso, quando vai discutir o tema central do evento: até onde vai o desenvolvimento que não considera os limites dos ecossistemas? A palestra está marcada para as 16h do dia 19 de março, e a mesa será dividida com o ambientalista de Mato Grosso Sérgio Guimarães, coordenador de Políticas Públicas do Instituto Centro de Vida. Antes da palestra, haverá uma coletiva de imprensa com a senadora. O credenciamento de jornalistas para a coletiva será feito na próxima semana.
O 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental acontece entre os 18 e 20 de março, em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. Entre os objetivos do evento estão a contribuição para o debate sobre desenvolvimento e meio ambiente, qualificação profissional na construção de pautas sobre a temática ambiental, apuração de informações e produção de conteúdos jornalísticos.
Esta terceira edição é organizada pelo o Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), organização não governamental criada em 2005 por jornalistas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.