O prazo para tirar o título de eleitor e poder votar, em outubro para prefeito e vereadores, termina hoje, assim como para coletar a biometria, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação, atualizar dados no cadastro eleitoral. A justiça esclarece que quem perder o prazo não poderá votar este ano. Após essa data, o cadastro estará fechado para ser organizada a logística da votação.
Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos e são obrigatórios para pessoas de 18 anos ou mais. Os jovens de 15 anos podem tirar o título, mas somente estarão aptos a votar nas eleições de outubro se completarem 16 anos até o dia da votação. De janeiro a abril, mais de 2,1 milhões de pessoas tiraram o título de eleitor. Nesse período, também foram feitas mais de 1,9 milhão de transferências de domicílio eleitoral, segundo o TSE.
No caso das pessoas que vão tirar o título de eleitor pela primeira vez, é obrigatório o comparecimento ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria.
No Rio Grande do Sul, no entanto, o prazo foi prorrogado por 15 dias em virtude das fortes chuvas que atingem o estado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.