Inicia, hoje, o prazo para que os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso, 39.657 eleitores se encontram nessa situação e podem ter os títulos cancelados caso não regularizem o débito. Em 2011, foram cancelados 36.963 títulos eleitorais em Mato Grosso.
A partir de hoje até o dia 25 de abril os eleitores na lista dos títulos passíveis de cancelamento devem procurar os postos e cartórios eleitorais em todo o Estado, no período das 7h30 às 13h30, munidos de documento oficial com foto, título de eleitor, comprovante de votação ou recolhimento de multa (ou a dispensa do recolhimento da multa).
O eleitor deverá estar atento quanto à somatória das eleições faltosas e não justificadas, pois cada turno é considerado uma eleição, bem como os pleitos suplementares realizados. Em caso de dúvida poderá conferir se está na lista consultando o site do TRE http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/situacao-eleitoral.
Para realizar a pesquisa no site basta ter em mãos o número do título ou digitar o nome. A lista também está disponível para consulta nos cartórios eleitorais. A Justiça Eleitoral não envia e-mails aos eleitores ou correspondência impressa para regularização do título.