Mais de 37 mil eleitores em Mato Grosso podem ter títulos cancelados a partir de sexta-feira. Amanhã é o último dia para eles irem aos cartórios eleitorais e explicarem por que não votaram nas últimas três eleições. O cancelamento acontece todos os anos pós-eleição, e visa expurgar do cadastro aqueles eleitores que não compareceram nas três últimas eleições. A medida tem o objetivo de reduzir as possíveis fraudes no momento da identificação do eleitor, eliminando também da listagem de votação os eleitores que faleceram e não tiveram o óbito formalmente comunicado à Justiça Eleitoral.
Há cerca de 3 meses que os faltosos estão sendo convocados para se explicar e regularizar a situação. Cerca de 2,5 mil já procuraram os cartórios e vão poder votar ano que vem.
Quem perde o título vai ter problemas se quiser, por exemplo, fazer concurso público. Somente os eleitores com situação regular poderão solicitar ou emitir, via internet, a certidão de quitação eleitoral, exigida também para se inscrever nos cursos oferecidos por universidades públicas, emissão de passaporte, entre outras situações envolvendo a esfera pública, seja ela federal, municipal ou estadual.
Mato Grosso tem, atualmente, pouco mais de 2 milhões de eleitores.