O prazo para aprimoramento das condições de concessão da Ferrogrão se estende até 15 de dezembro. Orçado em R$ 12 bilhões, o novo traçado ferroviário ligará Sinop ao município de Itaituba, no Pará. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a ferrovia greenfield, ou seja, ainda no papel, é projeto integrante do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. Além de tornar público a minuta do edital e dos estudos técnicos no intuito de colher subsídios e aperfeiçoar as condições de concessão da ferrovia, a ANTT propõe sessões presenciais da audiência pública em Cuiabá e Brasília (Distrito Federal).
A licitação da Ferrogrão, orçada para ser custeada exclusivamente por um consórcio de tradings, deve ser concretizada até o 2º semestre de 2018, segundo o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística e presidente da Câmara Temática de Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Edeon Vaz.
“A audiência pública é oportunidade da população ser ouvida. Levarão de 3 a 5meses para analisar as propostas e dar resposta. Depois disso, o edital de concessão é elaborado e enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), que demora entre 30 a 60 dias para analisar e dar o parecer. A licitação efetiva vai acontecer possivelmente no final do 1ºsemestre de 2018 ou início do 2º semestre do ano que vem”, declarou Vaz.
Segundo Edson, a probabilidade do novo traçado ferroviário ser concretizado é alta. “É totalmente viável, porque inicia com capacidade de 15 milhões de toneladas e poderá chegar a 35milhões, partindo de uma região altamente produtiva. Haverá cargas para viabilizar esses volumes”, avalia.