A primeira obra, no país, da Praça dos Esportes e da Cultura – PEC foi lançada, na sexta-feira à noite, em Sorriso. Será construída na grande São Domingos, ao lado da área onde está sendo edificada a Escola Técnica, próximo a Escola Ignácio Shevinski. A obra está orçada em R$ 2 milhões, com recursos provenientes do Governo Federal e Prefeitura de Sorriso.
A previsão é de ficar pronta em seis meses. Tem área de seis mil metros quadrados e terá dois pavimentos multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
P prefeito Chicão Bedin disse que este é o maior projeto social do Poder Executivo. "Sorriso foi destaque neste projeto, desde o início. Muitas pessoas trabalharam para que isso se tornasse realidade", reconheceu.
A PEC, inserida no Programa de Aceleração e Crescimento – PAC II, do Governo Federal, é prioritária, segundo o representante do Ministério da Cultura, Carlos Victor Freitas. "A obra representa o resgate da cidadania e tem a proposta de diminuir a pobreza nas comunidades de alta vulnerabilidade e ainda promover em um só lugar, atividades voltadas à educação, cultura, esportes e atendimentos do serviço público", esclareceu Carlos.
A secretaria de Assistência Social participa do projeto, através do grupo gestor que ficará responsável em ouvir a população, e será atendida pela PEC. A comunidade deve apresentar as necessidades que devem ser atendidas dentro do local. Por isso, segundo a secretária, é importante a participação dos moradores. "Precisamos que todos contribuam para o funcionamento da PEC e que cobrem do grupo gestor. Ele estará trabalhando junto com a comunidade", afirmou.