O PR pretende lançar candidatos em vários municípios polos de Mato Grosso. De acordo com o secretário geral do partido, deputado estadual Emanuel Pinheiro, entre os planos da legenda estão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Alta Floresta, Colíder e outras. Já em outros municípios, o partido deverá apoiar a candidatura de políticos do arco de alianças a ser formado visando a eleição do próximo ano.
Aliado de primeira hora do atual prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), o PR não deve ter candidatura própria e apoiará a reeleição do peemedebista. “O projeto do partido é lançar o máximo de candidatos próprios nos municípios polos do Estado”, ressaltou Pinheiro.
Em Cuiabá, o partido trabalha o nome do deputado estadual Sérgio Ricardo. Já em Várzea Grande é cogitada candidatura própria, porém, ainda não há certezas sobre este projeto. Pinheiro não descartou a possibilidade da sigla vir a apoiar a reeleição do atual prefeito Tião da Zaeli (PSD). Apesar de citar as outras cidades, Pinheiro não relevou quais seriam os pré-candidatos nestes municípios.
Na eleição de 2008, o PR elegeu 34 prefeitos. O secretário do partido não disse quantos prefeitos o partido tem atualmente, após a “onda migratória” de políticos com mandatos para o Partido Social Democrático (PSD). Em número de filiados, o partido fica atrás do DEM, maior do Estado, com 50.825 filiados; PMDB com 40.749; e logo em seguida vem o PR com 30.455 militantes.