O Partido da República (PR) prepara chapa pura para concorrer na eleição proporcional deste ano, com 23 pré- candidatos a deputado estadual e sete postulantes à Câmara Federal. Entre os nomes para deputado federal está o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, que até o momento não se decidiu se vai mesmo renunciar para concorrer no pleito deste ano, conforme acordo anterior firmado com o vice-prefeito, Tião da Zaeli.
O secretário-geral do partido, Emanuel Pinheiro, informou que os diretórios estadual e municipal do PR devem se reunir com Murilo Domingos ainda nesta semana para decidir sobre a candidatura do prefeito a deputado federal.
A indecisão de Murilo Domingos pode provocar um racha com o vice-prefeito. Tião da Zaeli disse, por meio da assessoria de imprensa, que vai aguardar a decisão do prefeito Murilo Domingos e que espera poder assumir a prefeitura para administrar a cidade nos dois últimos anos do mandato. Caso Murilo não renuncie ao cargo, ainda conforme a assessoria, ele permanece no cargo de vice-prefeito, sem assumir nenhuma outra pasta. Atualmente, Zaeli ocupa o cargo de prefeito em exercício, durante as férias do titular. Mas acumulou também a pasta da Educação.
"O Tião da Zaeli não tem interesse em disputar cargo de deputado. Ele sempre disse que iria entrar para a vida pública apenas para devolver ao município de Várzea Grande aquilo que a cidade proporcionou para ele", destacou Emanuel Pinheiro, ao demonstrar qual será o posicionamento do diretório estadual no impasse entre Murilo e seu vice.
Na avaliação do partido, a administração de Murilo Domingos em Várzea Grande não desgastou o nome do prefeito diante da opinião pública. "É um grande nome da Baixada Cuiabana. Teve votação expressiva quando se candidatou ao Senado, a prefeito de Cuiabá contra o Dante de Oliveira em 1992, e a deputado federal", disse Pinheiro.
Ele informou que, além de Murilo Domingos, o PR tem ainda outros concorrentes fortes para deputado federal, entre eles um nome desconhecido da política mato-grossense. Outros postulantes de peso à Câmara Federal são os deputados federais Welington Fagundes (presidente do partido) e Homero Pereira; o deputado estadual Mauro Savi; e Moisés Sachetti. Para deputado estadual, entre outras candidaturas, o PR vai tentar reeleger João Malheiros, Sérgio Ricardo, Jota Barreto, Sebastião Rezende e Wagner Ramos.
Também estão cotados o ex-prefeito de Itiquira, Ondair Bortolini (Nininho), o atual secretário de Estado de Agricultura, Neldo Egon, e o secretário de Assuntos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho.