A futura ida de Blairo Maggi para o Ministério dos Transportes já começa a ser comentada nos bastidores no momento em que os partidos políticos se articulam para contemplar suplentes. As direções do PR e PP são as que estão mais avançadas nessa discussão.
O PR já garantiu a ida de 2 suplentes de deputado estadual para a Assembleia Legislativa. Emanuel Pinheiro e Ondonir Bortolini, o Nininho, vão assumir as vagas de Teté Bezerra (PMDB) e João Malheiros (PR), que serão nomeados em 1º de janeiro como secretários de Estado de Turismo e Cultura, respectivamente.
No caso do PP, as articulações envolvem a bancada estadual e federal. O deputado federal reeleito Pedro Henry foi escolhido pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para assumir a Secretaria de Estado de Saúde, o que abriu vaga para o suplente Roberto Dorner, mas as mudanças não param por aí. Eliene Lima está sendo cotado para a pasta de Ciência e Tecnologia, o que deverá garantir a posse de Neri Geller, também cotado para a recém criada Secretaria de Agricultura se a negociação com Eliene não for adiante.
No caso da bancada estadual do PP, o deputado estadual reeleito Antônio Azambuja é cotado para a Secretaria de Esportes, desde que a legenda tenha direito a 3 secretarias. Isso pode levar ao Parlamento o primeiro suplente Luizinho Magalhães.
As negociações no PP podem garantir vaga até mesmo ao terceiro suplente do partido na Assembleia, ex-prefeito Valdizete Nogueira (Jaciara). Isso porque o segundo suplente e atual presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Deucimar Silva, já sinalizou ao partido que não pretende se afastar do cargo para ficar apenas alguns dias na Assembleia.