Apenas o PR e alguns partidos menores aproveitaram o último final de semana para realizarem suas convenções. Os republicanos, porém, conseguiram promover o evento apenas em 10 dos 141 municípios do Estado, mesmo com a orientação do regional no sentido de aproveitar o dia 22 (domingo), número da legenda.
“A nossa dificuldade foi que, esta semana, é a decisiva para a definição das candidaturas e das alianças”, explicou um dirigente. Entre as 10 cidades, o PR lançou candidatura própria em sete e 3 vices. Os republicanos vão disputar, por exemplo, as prefeituras de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Alto Paraguai, São José do Rio Claro e Tabaporã.
Nesses eventos, a maior festa foi organizada pelo prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello, candidato à reeleição, que reuniu, segundo informações, cerca de 2 mil pessoas. A festa não foi completa porque o PT acabou não fechando apoio a sua reeleição, obrigando-o a deixar a vaga de vice em aberto.
Já em Cuiabá, o PR referendou o nome do empresário Mauro Mendes, que terá o apoio do PMDB e do PT, com a ex-deputada Vera Araújo (PT),sendo a vice.
Por outro lado, em Alta Floresta, os republicanos indicaram João Antônio para ser o vice na chapa da prefeita Maria Isaura (PDT), candidata à reeleição.
Além do PR, PTN, PSDC e PTB realizaram suas convenções em Várzea Grande e referendaram apoio à pré-candidatura do ex-governador Júlio Campos (DEM). As convenções vão ser realizadas mesmo no próximo final de semana. É que, de hoje até o próximo sábado, irão acontecer muitas negociações e deverá haver muita “dança” de partidos.
Em Sinop, por exemplo, devido à polarização entre os pré-candidatos do PMDB, Juarez Costa, e do PSDB, Irineu Martins, todos os demais partidos estão negociando com os dois. A mesma situação acontece em Rondonópolis, onde o prefeito Adilton Sachetti (PR), candidato à reeleição, e o pré-candidato do PMDB, deputado Zé Carlos do Pátio, disputam o apoio das demais legendas.
A situação é semelhante também em Cáceres, onde o prefeito Ricardo Henry (PP), candidato à reeleição, trava uma disputa com o pré-candidato do DEM, ex-prefeito Túlio Fontes, para ver quem conquista mais adesão.