O vice-presidente municipal do PR, Ananias Filho, explicou que o prefeito Adilton Sachetti, também do PR, está conduzindo as conversas para tentar uma reaproximação do partido com Rogério Salles, que desponta como pré-candidato do PSDB a prefeito nas eleições de outubro. “O PR não tem conversado com ele (Salles), mas o prefeito tem começado as primeiras conversas”, disse Ananias Filho.
Apesar de ter essas primeiras conversas, Filho reconheceu que acha difícil receber a adesão de Salles nas eleições de outubro. “O nosso problema é que o PSDB não vai aceitar o PT”, disse o vereador. O PT, por enquanto, é apontado como uma sigla que pode compor com o PR nas próximas eleições, em razão de atualmente os dois partidos estarem trabalhando juntos em Rondonópolis, além das siglas estarem aliadas na base do presidente Lula.
O PR, por exemplo, ocupa cargos importantes na esfera federal como o comando do Dnit, que está a cargo de Luiz Antônio Pagot.
O PSDB, por outro lado, tem participado da administração Sachetti, ocupando duas secretarias: a de Agricultura que está a cargo de Adão Hipólito Garay e a de Administração, que é comandada por Gastão Mattos. Nas eleições passadas, o PSDB fez parte do arco de alianças que ajudou a eleger o prefeito Adilton Sachetti.