O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), declarou que o Partido Progressista poderá ter chapa completa nas disputas proporcionais em 2010. "O PP tem condições de sair com chapa completa para estadual e federal e eleger entre cinco a seis deputados estaduais", afirmou o parlamentar.
José Riva disse ainda tem conversado com membros de outros partidos, entre eles o PSDB do prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) e do próprio PR do governador Blairo Maggi. No entanto, afirma que é cedo para discutir aliança. "O partido tem que definir primeiro qual será o seu projeto para depois abrir as discussões", explicou.
O deputado entende que a aliança partidária é importante, uma vez que o partido teria muitas dificuldades de encarar uma candidatura própria e que a decisão de qual rumo tomará o PP nas próximas eleições sairá somente em fevereiro, após as festividades do carnaval.
Sobre a possibilidade do presidente do PP em Mato Grosso, Chico Daltro, deixar o comando da pasta de Ciência e Tecnologia, com a saída de Blairo Maggi do Palácio Paiaguás, Riva afirmou que o partido vai se reunir para tomar uma decisão. "O PP tem um compromisso com o governo Blairo. A partir do momento que ele deixar o governo, o PP terá que discutir. Mas minha opinião é que o governo Blairo vai até 31 de dezembro de 2010, independente do Blairo deixar o Palácio Paiaguás em abril", afirmou.
O parlamentar progressista salientou que, se o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) assumir o comando do Palácio Paiaguás, poderá governar o Estado de três formas. "Se o Silval assumir, temos que discutir a governabilidade. De repente é igual, ou totalmente diferente do governo Blairo, ou então será um meio termo". Já sobre o apoio ao nome de Jaime Campos (DEM) como candidato ao Governo do Estado disse que se tratar de uma amizade de 30 anos. "Eu vou defender o nome dele dentro do partido caso seja candidato", concluiu Riva.