O PP, o PDT e o PPS, respectivamente, foram, proporcionalmente, as agremiações políticas que mais “encolheram” na comparação entre o resultado obtido após a eleição para prefeito, em 2008, com o quadro municipal atual. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que o PP saiu da eleição com 21 prefeitos eleitos, mas atualmente tem apenas nove. Ou seja, uma retração de 57%. Já o PDT elegeu quatro gestores municipais na eleição passada e agora tem apenas dois, uma queda de 50%. Já o PPS elegeu nove prefeitos, mas atualmente tem apenas cinco, ou uma queda de 44,4%.
Além destas três siglas, outras três também registraram perdas significativas. Seguindo o caminho decrescente, o PSDB saiu da eleição passada comandando sete prefeituras, mas agora tem cinco prefeitos (-28,6%). O PR foi o partido que mais elegeu gestores municipais na eleição de 2008, foram 33. No entanto, atualmente 24 prefeitos ficaram na sigla, o que representa uma queda de 27,3%. Já o DEM conquistou o comando de 23 cidades e se mantém em 17 prefeituras, o que mostra uma baixa de 26,1%. Por último, em termos percentuais de queda, está o PT. Na eleição de 2008, 16 petistas saíram das urnas vencedores, mas 13 ainda estão na legenda atualmente. Uma queda de 18,8%.
Neste levantamento feito pelo CNM dois partidos registraram aumento no número de prefeitos mato-grossenses. O PSB saiu da eleição com apenas três gestores municipais, mas no decorrer deste anos este número subiu para oito. Ou seja, um aumento de 166,7%. Já o PSC não elegeu ninguém na eleição passada, mas hoje em dia tem um gestor.
Já outras cinco agremiações políticas se mantiveram estáveis. O PMDB elegeu 19 gestores; PTB e PV dois, cada um; e o PMN e o PRP um, cada um deles.
Criação
Atualmente, o partido com o maior número de prefeitos em Mato Grosso é o PSD com 32 gestores. Criado recentemente, não entra na estatística de crescimento ou redução. Foi devido a criação desta nova agremiação que muitos dos partidos citados anteriormente perderam “musculatura” política.
Devido a esta nova realidade, o PSD é tem o maior número de prefeitos, com o PR vindo em seguida com 24, o PMDB em terceiro com 19, DEM com 17, PT com 13 e assim sucessivamente.
Mato Grosso com 2.074.224 eleitores, segundo o mais recente levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que corresponde por 1,5% do total dos eleitores de todo o país.