Liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, o PP estima eleger a maior bancada de um único partido na Casa. Pelos cálculos do dirigente, a legenda vai ter 6 dos 24 parlamentares estaduais. A previsão de Riva é confirmada pelo presidente estadual do PP, Chico Daltro, que estima que os correligionários vão garantir nas urnas a maior bancada de deputado federal, elegendo 3 dos 8 representantes na Câmara Federal.
Segundo Riva, a estratégia para alcançar esse objetivo é lançar uma chapa pura encabeçada por puxadores de votos de diferentes regiões.
O entusiasmos não é restrito aos pepistas. O presidente do PSB, Valtenir Pereira, estima que a legenda irá eleger dois estaduais e um federal. O que atenderia à determinação nacional da sigla para continuar com grande representante no Congresso Nacional. Para eleger um deputado estadual, cada coligação deverá ter que fazer 64.683 votos para eleger um deputado estadual e 192.808 votos para federal. Esse deverá ser o quociente eleitoral do próximo pleito e foi calculado de acordo com o novo número de eleitores, vagas em disputa e o cálculo médio dos votos válidos dos últimos pleitos.
O número de parlamentares eleitos garantirá às siglas indicações nas comissões permanentes e poder de barganha no próximo governo. Atualmente, PP, PMDB e PR são as maiores bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.