Mesmo com a realização da audiência pública para debater o aumento no número de cadeiras na câmara de Tangará da Serra ainda não há patamar que seja concenso entre políticos e a população. De acordo com Diário da Serra, cerca de 40 pessoas se manifestaram para tratar do assunto. Alguns defendiam o teto máximo, 17 vereadores, e outros a proporcionalidade, 13. Hoje são 10.
Apesar da discussão estar ocorrendo agora, os vereadores têm até junho de 2012 para votarem o projeto de decreto legislativo para aumentar o número de vagas na Casa de Leis.
Conforme Só Notícias já informou, o Censo de 2010 do IBGE aponta que Tangará tem 83,4 mil habitantes e levando em consideração a emenda na Constituição, o número de vereadores pode chegar até a 17.
Os salários são de R$ 3.990, e o estudo para saber qual será o impacto que o aumento no número de parlamentares fará na folha salarial da câmara ainda não foi feito. Caso seja aprovado o aumento de vereadores a câmara terá que passar por uma apliação ou remanejar alguns departamentos para comportar os novos parlamentares.