A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira a Operação Woodstock, para prender suspeitos de integrar uma quadrilha de extração e exportação ilegal de madeira. Foram expedidos 25 mandados de prisão, que devem ser cumpridos nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Piauí, além do Distrito Federal, informa o portal Terra. A PF conta com a ajuda de um órgão americano para prender um suspeito que estaria nos Estados Unidos.
A quadrilha atuaria com a venda ilegal de um tipo de madeira conhecido como jacarandá da Bahia, utilizado para fabricar instrumentos musicais. Segundo informações da PF, a quantidade de madeira necessária para fabricar apenas um violão é vendida nos Estados Unidos por até US$ 800.
O nome do chefe da organização ainda não foi divulgado. Conforme a PF, ele seria um brasileiro com cidadania americana e exportaria a madeira para diversos países, entre eles Estados Unidos e Canadá. Um suspeito está sendo procurado no estado americano de Massachusetts, para onde seria vendida a madeira. No Brasil, o grupo agiria principalmente em Minas Gerais e no sul da Bahia.