A Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de Genival Inácio da Silva, em São Bernardo, no ABC Paulista. Genival, mais conhecido como “Vavá”, é irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fontes da PF de Brasília confirmaram a busca e disseram que ela foi feita dentro da Operação Xeque-Mate, deflagrada hoje pela Polícia Federal nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rondônia e Minas Gerais.
Procurada pela reportagem, a superintendência da PF de Mato Grosso do Sul informou que não poderia confirmar nada porque o caso tramita em segredo de Justiça.
A Operação Xeque-Mate –resultado de dois inquéritos policiais que foram conduzidos pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Fazendários de MS– prendeu 77 pessoas acusadas de envolvimento em crimes como contrabando de peças para máquinas caça-níqueis, corrupção e tráfico de drogas.
O primeiro inquérito policial tinha por objetivo apurar a prática de contrabando e descaminho de componentes eletrônicos para a utilização em máquinas caça-níqueis. A suposta quadrilha –que agia nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rondônia– pratica os crimes de contrabando e descaminho, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal, formação de quadrilha, tráfico de influência e exploração de prestígio.
O segundo inquérito policial apurava a corrupção de policiais civis e seu possível envolvimento com tráfico de drogas no Estado do Mato Grosso do Sul.
Segundo a PF, surgiram “alvos” comuns nos dois inquéritos e suas ações coincidiam nos atos criminosos dos grupos ligados à “máfia dos caça-níqueis”.