Prefeito reeleito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle (PSD), o Chiquinho do Posto, deverá contabilizar apoio do PMDB na disputa à presidência da Associação Mato- grossense dos Municípios (AMM), prevista para o final de janeiro de 2013. Articulação encabeçada pelo presidente estadual do PMDB, Carlos Bezerra, sinaliza para possível retirada do nome aventado pelo partido para pleitear a função, prefeito de Alto Paraguai, Adair José Alves (PMDB). O assunto foi discutido recentemente com o governador Silval Barbosa, em reunião realizada no Palácio Paiaguás.
Ontem, Bezerra, que está em período de descanso fora do país, confirmou o campo propício para o acordo. Disse que em nome do bem maior de todos os municípios é preciso pensar “em conjunto”, se referindo a chance de o PMDB selar apoio a Chiquinho do Posto. Adair ainda debate internamente alguns pontos da prevista parceria. Neste cenário, o PMDB pede cumprimento de pleitos sobre melhorias para cidades que serão gerenciadas por representantes da agremiação.
Bezerra, principal líder do PMDB, demonstra simpatia com o entrelace político. Na sua opinião, “é melhor muitas vezes unir os esforços pelo bem maior de todos os municípios”. O dirigente partidário fez questão ainda de lembrar a importância da AMM no processo de cobrança pelo maior desenvolvimento das gestões públicas.
Se garantir o esperado respaldo, Chiquinho do Posto deve abrir larga vantagem sobre o prefeito eleito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), adversário na disputa. Pivetta conta com apoio de siglas como o PPS e PV que fizeram parte do bloco denominado de Movimento Mato Grosso Muito Mais. Mas amarga impasse no PSB, já que o presidente, deputado federal Valtenir Pereira, está ao lado do candidato do PSD. Não há fechamento de questão no PSB, porque o prefeito eleito Mauro Mendes simpatiza com o nome de Pivetta. Nesse contexto, se fortalece o nome de Chiquinho, com posição pessoal do presidente do PR estadual, deputado Wellington Fagundes, de validar o nome do social democrata. O assunto ainda será debatido entre representantes do PR. O PSD, partido que elegeu 39 prefeitos, tem perfil municipalista, capitaneado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva. Eleição da AMM soa como apoio ao projeto político de 2014.