O comandante geral da PM, coronel Campos Filho, disse hoje, ao presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Leônidas Duarte Monteiro e ao vice, Manoel Ornellas, que 3.880 policiais foram designados para fazer a segurança nas eleições, no próximo dia 5. Os demais soldados estarão de plantão para atender ocorrências. Para os casos mais graves, a PM enviará equipes de operações táticas de diversos comandos regionais e do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE. “Com o deslocamento da polícia especializada, entendemos desnecessária a solicitação de reforço de tropas federais”, salientou o comandante.
Ele também apresentou as ações que serão adotadas nos municípios de Nova Bandeirantes, Confresa, Itiquira, São José do Xingu e Nova Ubiratã que terão reforços na próxima semana, conforme consta no plano estratégico de atuação nas eleições.
Expôs ainda toda a logística (serão usadas cerca de 900 viaturas) e confirmou que todos os policiais, por livre iniciativa, suspenderam férias e os descansos garantidos por licença prêmio.
O presidente do TRE disse, no final do encontro onde também participaram comandantes regionais dos batalhões, que “o trabalho de integração com o TRE visa garantir que o resultado das urnas retrate a verdade eleitoral, que só será alcança através do livre exercício do voto, a salvo de qualquer tipo de pressão”, finalizou Leônidas.
(Atualizada às 18:16h)