O planejamento da segurança das eleições gerais deste ano em Mato Grosso será apresentado no máximo em 30 dias. Foi o compromisso assumido pelo comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Leovaldo Salles, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Antonio Bitar Filho. Salles e Bitar estiveram reunidos nesta terça-feira na sede do Tribunal, no primeiro encontro para tratar do assunto. Em princípio, o trabalho envolverá cerca de 3.500 policiais militares.
O comandante da PM recebeu do presidente do TRE/MT um caderno com todas as informações relativas à estrutura das eleições, especialmente relacionadas com locais de votação e número de eleitores por seção eleitoral. Também participaram da reunião o diretor geral e o secretário de Administração do TRE/MT, respectivamente, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo e Nilson Bezerra.
O coronel Salles disse acreditar na realização de eleições tranqüilas, sem maiores incidentes. “Serão eleições menos tensas que as anteriores”, previu o militar. Ainda este semana, segundo Salles, a Policia Militar reunirá todos os comandantes de área para iniciar o planejamento.
“Temos que incentivar o eleitor a participar das eleições”, disse o presidente Antonio Bitar, não escondendo a preocupação com a hipótese de um elevado índice de abstenção. “O povo precisa votar em massa para dar um basta nos absurdos que vêm sendo noticiados”, disse.