terça-feira, 5/novembro/2024
PUBLICIDADE

Pleno emite parecer favorável em contas de gestão do TCE

PUBLICIDADE

Os balanços da gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no exercício de 2012, foram considerados positivos pelos conselheiros e pelo Ministério Público de Contas. O processo foi relatado pelo conselheiro Valter Albano, na sessão plenária de hoje. As contas, de responsabilidade do conselheiro José Carlos Novelli, que preside a instituição no biênio 2012/2013, recebeu parecer prévio favorável à aprovação e segue agora para apreciação e julgamento da Assembleia Legislativa.

Os principais aspectos ressaltados pelo relator foram a gestão fiscal responsável, compromisso com normas contábeis e jurídicas e apresentação de resultados. "O gestor que presta contas com rapidez e eficiência está dando o exemplo e mostrando que é possível lidar com os atos administrativos e com o princípio da publicidade", disse o procurador-geral de Contas, William Brito.

Outro destaque apontado por Albano foi o gasto total com pessoal que atingiu 1,11% da Receita Corrente Líquida do Estado, que foi de R$ 8.901.437.645,10. O percentual está abaixo do limite máximo de 1,23% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, estando abaixo, inclusive do limite prudencial que é de 1,17%.

O procurador-geral de Contas, em seu parecer, mencionou as políticas públicas, destacando a continuidade da avaliação de resultados nas áreas de educação, saúde, renda, transporte e segurança. "A preocupação do TCE tem sido o que os gestores fazem com os recursos públicos e a qualidade de suas ações, a maior beneficiada é a população", afirmou Brito.

Especificamente quanto à avaliação de resultados na área de transporte, foi ressaltado que no exercício de 2012 foram implementados os indicadores e os parâmetros para análise desses resultados. Com isso os resultados mensurados permitem afirmar que houve economia para os cofres públicos de R$ 14.466.267,08, resultantes da fiscalização e cobrança resultados de políticas públicas.

"É preciso destacar que o Tribunal de Contas está cumprindo com seu dever constitucional de forma brilhante, além de apresentar cada ato de gestão aos cidadãos", disse o corregedor-geral do TCE-MT e presidente da Atricon, conselheiro Antônio Joaquim.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE