O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou a resolução que se refere à adequação do Planejamento Estratégico do Tribunal – que vigorará no período de 2013-2014, ao Planejamento Estratégico Nacional da Justiça Eleitoral. O documento também instituiu ao Gabinete de Gestão de Metas, que foi implantado em 2011, a função de acompanhar a implementação e gestão do Planejamento nas unidades do Tribunal.
Com essa decisão, o Gabinete, que é constituído por representantes de todas as Unidades do Tribunal e dos cartórios eleitorais, vai acumular duas funções, pois também é o responsável desde 2011 por acompanhar o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça. Entre outras atividades, o Gabinete identifica problemas que estão impedindo o cumprimento das metas e adota ações imediatas para solucioná-los.
De acordo com a resolução serão atribuições do Gabinete de Gestão de Metas: acompanhar os resultados da medição dos indicadores utilizados para apuração das metas do Planejamento Estratégico e das metas do CNJ; avaliar os resultados obtidos no cumprimento das metas; impulsionar e monitorar a execução do Planejamento Estratégico e respectivas metas; identificar falhas que possam comprometer o comprimento das metas e adotar providências que possam prevenir ou fazer cessar os entraves.
Com a aprovação da Resolução, o TRE-MT cumpriu a determinação do CNJ de que os Tribunais devem desenvolver e/ou alinhar seus Planejamentos Estratégicos Plurianuais aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação pelo Pleno.