Está prevista para acontecer em março a primeira audiência pública do ano para discutir o Plano Diretor de Sinop. A informação é do diretor de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e coordenador do plano, Deraldo Campos. Ele ressaltou que está sendo feita a parte operacional do projeto.
O plano tem como objetivo planejar o crescimento da cidade para os próximos 30 anos, e deve ser concluído e aprovado até outubro deste ano.
Está sendo discutido com a sociedade desde ao passado, quando foram realizadas três audiências públicas.
Entre as definições do plano está a organização do perímetro urbano do município. Deraldo explica que serão definidas as áreas residenciais, de lazer, e para construção de grandes investimentos, como indústrias, universidades, entre outros. “É preciso redimensionar e parcelar um novo uso do solo, para oferecer melhores condições de vida aos moradores e para quem quer investir na cidade”, enfatiza.
“Em uma área residencial, por exemplo, podemos ter padarias, salões cabeleireiros, que são necessários e não atrapalham o trânsito, a comodidade dos moradores. Já uma grande empresa não poderia oferecer as mesmas condições. Como uma serralheria, por exemplo”, salienta.
O projeto também está definindo algumas mudanças para os novos loteamentos. Entre elas está a construção de mais ruas comuns, ou redondos, como conhecidos em Sinop. Deraldo enfatizou que essas áreas oferecem mais tranqüilidade e segurança aos moradores, sem a trafegabilidade de grandes ruas.
Outras discussões com presidentes de bairros e outras lideranças também devem ocorrer nos próximos meses.