Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano estará participando, na semana que vem de uma reunião, em Cuiabá, para discussão do plano diretor do município, que estabelecerá o crescimento ordenado da cidade com leis e regras para criação de bairros, tamanho de ruas e avenidas, locais para implantação de rede de esgoto, dentre tantas outras questões.
O arquiteto e urbanista Deraldo Campos, diretor de planejamento da secretaria, explicou ao Só Notícias que o Plano Diretor de Sinop praticamente já foi concluído e está sendo analisado pelo departamento jurídico.
Foi contratada uma equipe jurídica especialmente para assessorar na elaboração do Plano Diretor, devido a complexidade do projeto que, segundo Campos, está pronto para ir para a Câmara Municipal onde será analisado e votado, devendo receber emendas.
“Vamos participar desse encontro em Cuiabá e deveremos também receber em Sinop, brevemente, a equipe do Ministério das Cidades para melhor nos auxiliar na finalização do plano”, ressalta.
O plano, segundo Deraldo Campos, será apenas o começo de uma jornada para que sejam definidas outras legislações. “Ou seja, o Plano Diretor é formado por diretrizes básicas, como transporte e mobilidade, uso e parcelamento do solo, educação, criação de alternativas econômicas e dele vai derivar vários planos e leis complementares”, explicou.
A data de 10 de outubro, segundo ele, é o prazo final para que a Câmara Municipal tenha aprovado o projeto do Plano Diretor.