PUBLICIDADE

Plano diretor de Sinop deve ser aprovado até dia 15, prevê Legislativo

PUBLICIDADE

O Poder Legislativo de Sinop debateu com representantes da sociedade, hoje à tarde, em audiência pública, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. O plano diretor traça e define metas para o crescimento do município para os próximos anos e, para ser aprovado, precisa de 10 votos. Uma das sugestões encaminhadas para a comissão que analisa o projeto foi da ELOS (Associação das Empresas Loteadoras de Sinop), que pede a ampliação de área a ser ocupada. “Deve-se levar em consideração que você tem áreas de uso imediato, outras que podem ser ocupadas daqui a dez anos e outras daqui a 20 anos. Há uma preocupação, pois pode haver uma que pode ficar inviabilizada de se implantar um determinado empreendimento imobiliário ou uma atividade que não esteja inserida no Plano Diretor”, destacou o empresário Ivanildo Ramos, representante da instituição.

Outro ponto que a associação deve buscar é um lugar no conselho que fará a análise final do plano. “Este conselho previsto no Plano Diretor é o que dará as diretrizes de desenvolvimento para o município. São 34 pessoas que estarão decidindo o destino de Sinop. As leis complementares vão passar por ele, daí a importância das classes participarem. A receptividade do Executivo e do Legislativo em nos atender é muito boa, e agora, a única maneira de você mexer no plano são pelas emendas parlamentares, que estamos encaminhando para os vereadores”, acrescentou.

Ainda segundo o empresário, até esta quarta-feira à tarde todas as reinvidicações e sugestões serão protocolados na Câmara. Para o conselheiro do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso), Geraldo Augusto Perrupato de Sousa, seria necessária a participação ainda maior da sociedade. “É importante para a população buscar e dar opiniões de melhorias porque, depois que tudo estiver pronto, é mais difícil consertar”, acrescentou.

“As emendas recebidas serão analisadas pela comissão de Obras, juntamente com o jurídico da Casa, e dez vereadores. Vamos analisá-las, e se forem constitucional e couber no plano diretor vamos colocá-la, para que seja aprovado até o dia 15 de novembro, conforme nossa previsão”, destacou o vereador Sebastião Moura.

Esta foi a primeira audiência realizada pelo Legislativo. Pelo Poder executivo já foram quatro. “A sociedade está se interando do plano, deixando colocações pertinentes, o que contribui para a melhoria da cidade”, avaliou o secretário Jair Pessine, que coordena o plano.

Participaram da audiência os vereadores Sebastião Moura (Tião da São Camilo), Sinéia Abreu e Mauro Garcia, além do secretário de Governo Helder Umburanas, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Jair Pessine, representantes de sindicatos e associações.

(Atualizada às 09:40hs em 25/10/06)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE