Moradores também poderão participar das discussões para a finalização do Plano Diretor de Lucas do Rio Verde que contém leis e diretrizes que garantam o crescimento ordenado do município. O projeto, que começou a ser elaborado no início do ano, deve ser aprovado e encaminhado ao Ministério das Cidades até outubro.
A equipe que trabalha na elaboração do projeto programou seis reuniões, a partir da próxima semana, nos bairros e comunidades rurais do município.
Segundo a coordenadora Alen Daiana Paludo, os bairros foram divididos em setores, para facilitar a participação. “Nossa intenção é em incentivarmos e esclarecermos mais sobre o assunto. Por isso convidamos a todos que participem das reuniões de discussão e debates sobre o assunto nos bairros”, disse, ao Só Notícias.
Na próxima segunda-feira, a partir das 19 horas, a reunião acontece na escola Caminho para o Futuro, com a população dos bairros Jardim Palmeira das Missões, Imperial, Primaveras e Veneza. Na terça-feira será na escola Olavo Bilac, com moradores dos bairros Alvorada, Cidade Nova e Rio Verde.
Outros dois encontros acontecem no clube dos idosos, na quarta-feira, às 19 horas, com toda a população dos bairros Centro, Menino Deus e Pioneiro. A última reunião será na quinta-feira, a partir das 17 horas, no auditório da Univerde, com os universitários e população dos bairros Bandeirantes, Industrial e Parque das Emas.
As discussões também acontecerão nas comunidades Campinho Verde e Itambiquara, no dia 04 de setembro, e na comunidade São Cristóvão e Groslandia, no dia 05.
O plano diretor de Lucas do Rio Verde já foi criado em 2002 e está sendo readequado. Ele visa planejar o crescimento do município, que possui uma população estimada em 28 mil habitantes, prevendo áreas para expansão urbana, entre setor comercial, industrial, residencial, organização do sistema viário, esgoto, proteção ambiental, entre outros, com projeção para os próximos 10 anos.