O plano diretor está recebendo os ajustes finais e deve ser concluído nos próximos meses. A previsão, segundo o presidente da câmara, Nestor Albrecht, é que o projeto seja encaminhado ao Legislativo até 15 de abril. Os vereadores terão 60 dias para analisá-lo e exarar parecer.
Ontem, eles se reuniram com a comissão que elabora o plano e já receberam uma explanação dos trabalhos já realizados. “Quando entrar no Legislativo será criada uma comissão especial para fazer a análise detalhada do projeto”, acrescentou Albrecht. Ainda este mês, no dia 28, a comissão planeja fazer uma audiência pública aberta a toda população.
Segundo o arquiteto e urbanista Enio Perin, o plano será um instrumento que dará base técnica e jurídica para regular a dinâmica da sociedade frente às demandas de infra-estrutura e desafios produzidos por uma região de economia forte, que está em desenvolvimento e que também precisa estar atenta aos impactos ambientais. “Não se trata apenas de um plano de gestão, mas de planejamento estratégico permanente do município”, destacou, por meio da assessoria.
Entre as propostas para facilitar o fluxo de trânsito e redirecionar as tendências de concentração populacional está a construção de um anel viário de cerca de 30 quilômetros e de mais dois eixos estruturais formados por duas avenidas, com 60 metros de largura, que partem dos sentidos Sul-Norte e Leste-Oeste, cujo ponto de cruzamento terá um amplo espaço ao redor para abrigar a nova região central da cidade.
O plano diretor de Lucas do Rio Verde vem sendo elaborado desde março do ano passado e várias discussões já foram realizadas com a comunidade. Hoje, Lucas do Rio Verde possui uma população estimada de 28 mil habitantes. O plano já projeta o crescimento para 150 mil.