Nos últimos dois meses, uma comissão formada por arquitetos e representantes das secretarias municipais de Lucas do Rio Verde, estão fazendo um levantamento para a atualização do Plano Diretor do município. Criado em 2002, o plano será remodelado e deve ser aprovado novamente até o mês de outubro, último prazo para que os municípios concluam seus planos e apresentem ao Ministério das Cidades.
A arquiteta Alen Daiana Paludo, que também compõe a comissão, disse, em entrevista ao Só Notícias, que nesta primeira etapa está sendo feito um levantamento da real situação da cidade e um recadastramento, que definirá o perímetro urbano. “Vamos rever todo o plano, dar ênfase na parte de ampliação do perímetro e no estudo das malhas viárias”, salientou.
O plano visa planejar o crescimento do município, que possui uma população estimada em 28 mil habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projetando para 150 a 200 mil habitantes e prevendo áreas para expansão urbana, entre setor comercial, industrial, residencial, sistema de esgoto, proteção ambiental, entre outros. “Temos que levantar a real situação para depois pensar nas propostas”, disse.
A comissão está sendo assessorada pelo arquiteto e urbanista Enio Perin, de Cascavel (PR). Em Sorriso, o Plano Diretor foi aprovado em dezembro. Já em Sinop, ainda está sendo elaborado o projeto. Só no ano passado foram realizadas três audiências públicas, para discutir a elaboração e várias discussões com os setores ainda estão sendo realizadas.