O prefeito Adriano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira, que Nova Mutum está realizando a compra de mil testes rápidos para coronavírus. A aquisição está sendo feita por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através de compra emergencial de legislação instituída nesse período de pandemia.
Segundo a prefeitura, com a aquisição será possível rastrear e reforçar o monitoramento de pessoas que tiveram contato com os pacientes infectados. Todos os testes são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Adriano Pivetta destacou que antes de os testes chegarem em Nova Mutum passarão por uma avaliação da Anvisa que atestará a qualidade e precisão. “Estamos fazendo tudo que for possível para combater esse vírus e preservar a vida de nossa população. Estamos ansiosos para a chegada desses testes, mas sabemos que em função da pandemia do novo coronavírus a empresa pode não conseguir atender total demanda dentro dos prazos, como esta acontecendo em todo o território nacional. Nossa equipe esta monitorando isso, o pagamento só será efetuado quando o produto for entregue”.
Pivetta reforçou ainda que o teste rápido é uma importante estratégia, inclusive é uma das principais recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “A forma mais eficaz de salvar vidas é quebrar a cadeia de transmissão, e a Organização Mundial de Saúde recomenda o teste como forma de identificar os casos para que aconteça essa quebra, sendo assim, estamos adotando todos esses mecanismos para protegermos nossa população”.
Conforme Só Notícias já informou, Nova Mutum tem cinco casos confirmados de Covid-19. Um paciente está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Sinop.