PUBLICIDADE

Pioneiros serão homenageados no aniversário de Rondonópolis

PUBLICIDADE

Homens e mulheres que ajudaram a construir a história de Rondonópolis foram homenageados com menções honrosas durante o Encontro de Pioneiros realizado para comemorar o 57º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, que transcorre no próximo dia 10. O evento organizado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer serviu para confraternizar pessoas que trabalharam em prol do desenvolvimento local, além de promover a integração entre a juventude e a geração melhor idade.  Professores, vereadores, funcionários públicos e donas-de-casa que vivem em Rondonópolis desde o início da história da cidade, participaram da festa realizada na manhã de ontem, na sede da União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros – Uramb.

Diante do salão repleto de homens e mulheres de cabelos brancos, a secretária Susan Meire Moretti Binha classificou o evento como "um encontro da memória vida" de Rondonópolis. Na opinião do presidente da Uramb, Hélio Luz, cada participante contribuiu com os primeiros passos para o avanço da cidade que recebe o título de ‘capital do agronegócio" e desponta como principal pólo industrial de Mato Grosso.
Antonio Cabral – presidente da Associação dos Pioneiros, aponta cada convidado como um dos responsáveis pela política de desbravar a cidade. Crisóstamo da Silva Franco – presidente da Associação de Amigos do Museu e filho do saudoso Maestro Marinho Franco, contou um pouco da história rondonopolitana e destacou a importância do movimento comunitário.

O prefeito Zé Carlos do Pátio aproveitou a solenidade para alertar a Câmara de vereadores para a importância de fazer outras homenagens para as famílias tradicionais que vivem no município desde o surgimento do Arraial do Rio Vermelho. A ideia é que os mais antigos na cidade sejam condecorados com títulos de Cidadão Rondonopolitano.

Em contrapartida, o deputado federal Carlos Bezerra cobrou do prefeito a criação do Museu de Som e Imagem que vai servir para preservar a história do povo de Rondonópolis. Pátio explicou que o projeto já foi elaborado e encaminhado ao Governo Federal. O interesse é obter recursos da União para investir na memória local. O museu deve homenagear o repórter fotográfico Evilásio Alves.

Depois de serem homenageados com menções honrosas, os pioneiros participaram de um almoço que teve como principal cardápio as lembranças do passado recente e muitas histórias para contar.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova reitora toma posse e promete buscar recursos para melhorar estrutura da UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu posse...

Ministros manifestam em Cuiabá apoio para Lúdio Cabral

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República,...
PUBLICIDADE