Em sessão solene realizada pela câmara, ontem à noite, 26 personalidades que ajudaram a construir o município, além de 32 empresas de diferentes segmentos e que têm tradição na cidade, foram homenageadas com o prêmio Jubileu de Prata. O evento foi no CTG. A comenda Sorriso 30 anos – uma das principais honrarias – foi concedida para os pioneiros: Alcino Manfroi (ex-prefeito), Anarolino Ceola, Angelo Dalmolin, Antenor Balbinot, Antônio Santo Cappelari, Irmãos Colombo, Benjamin Raiser, Claudino Francio, Derly Dalla`Pria, Francisco W. Garcia, Genoíno Spenassatto, Helmut Seidel, Henrique Adolfo Ferronatto, Ignacio Schevinski Netto (ex-prefeito), Italvino Alcides Zolet, Ivo Raiser, Jaime Barichello, José Vilogo, Nelson Francio, Olímpio Belegante, Osmar Posser, Otávio Souza Cruz, Saule Cappelari, Vicente Frison, Waldir Vigolo e Aréssio Paquer.
"Me sinto honrado com essa homenagem e parabenizo as autoridades por homenagearem as 30 primeiras famílias que aqui chegaram. Quando chegamos aqui só havia uma casa e hoje Sorriso é uma grande potência", disse Inacio Shevinski Neto.
O primeiro prefeito, Alcino Manfroi, agradeceu o reconhecimento e lembrou que há 40 anos ele e familiares acreditaram em Sorriso.
Também foram concedidos títulos de cidadão honorário para vários moradores e algumas empresas foram homenageadas com o prêmio Jubileu de Prata. O presidente da câmara, vereador Fábio Gavasso (PSB), explica a importância do prêmio. "Sorriso completa 30 anos de emancipação política na sexta-feira, mas essa história começou há mais tempo, em 1975, quando chegaram os primeiros trabalhadores que começaram a desbravar essa terra e fizeram com que Sorriso se tornasse o que é hoje. É essencial que reconheçamos quem fez o que fez pela nossa cidade".
Durante a sessão solene, policiais militares do 12º batalhão também foram homenageados com uma moção de aplausos por conta do trabalho realizado, esta semana, quando um bandido foi morto após arrombar o caixa de uma agência bancária. O comandante da PM local, major Jorge Almeida, agradeceu a homenagem.
Após a sessão um jantar foi servido aos convidados. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos de emancipação político-administrativo de Sorriso. A solenidade também faz parte do calendário oficial da Exporriso – feira comercial, agropecuária – que começa nesta quarta.
(Atualizada às 10:14h)