PUBLICIDADE

Pinheiro pode compor chapa com Maluf pela mesa diretora da Assembleia

PUBLICIDADE

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) já cogita uma composição com o atual presidente da Assembleia Legislativa Guilherme Maluf (PSDB). Até bem pouco tempo Pinheiro criticava a falta de independência do Legislativo sob comando do tucano. Conforme publicação do Blog do Mauro, o peemedebista se mostra mais flexível e pode concorrer a primeiro-secretário da Casa. Maluf, por sua vez, descarta ter fechado qualquer aliança com o colega de Parlamento.

“Estamos conversando, temos muita afinidade gosto muito do presidente desta Casa e ele tem se posicionado melhor de um tempo para cá, mostrando a independência de um chefe de poder. Temos interesse de dialogar com ele e com qualquer outro deputado, não vetamos ninguém. Uma composição com o Maluf seria bom para mostrar a independência do nosso Parlamento, mas apesar das conversas, quem define é meu grupo, por que foi ele que me lançou como presidente”, disse o peemedebista.

Essa possibilidade surgiu após ter sido divulgado que o governador Pedro Taques (PSDB) estaria apoiando o terceiro candidato a presidente da casa, deputado Eduardo Botelho (PSB). Além disso, a chapa de Pinheiro estaria instável após a votação do Reajuste Geral Anual (RGA) dos servidores do Poder Executivo, na qual o seu principal cabo eleitoral, deputado Oscar Bezerra (PSB), criticou a postura da oposição em afirmar que os integrantes da base estariam vendendo seus votos para conseguir o pagamento das emendas parlamentares.

“Estou sem ânimo de continuar apoiando o Emanuel Pinheiro. Ele deixou seus companheiros sangrarem nesse debate do RGA. Eu, o Romoaldo Junior (PMDB) e o Mauro Savi (PSB), ficamos em uma situação ruim. Como essa chapa será vitoriosa se ele quer apenas aplausos e não, de fato, a presidência? Como ele fala que a base do governo é capacho do governador? Isso nos deixa em uma situação constrangedora”, disse Bezerra, se referindo aos acalorados debates sobre o RGA em plenário.

O atual presidente afirma que sua candidatura é certa, mas ainda não firmou aliança com ninguém. “É natural que tenha proximidade entre candidatos. A eleição de mesa pode ser definida no último dia, outras composições podem acontecer. Ninguém tem chapa só uma discussão de quem quer ser presidente. Eu quero ser o presidente do parlamento estadual, não tenho composição com ninguém”.

Além disso, tanto Maluf como Pinheiro criticam a possível intervenção do governo nas discussões da Mesa. “O Governo pode ajudar, mas a interferência em uma eleição como essa leva à um desgaste do relacionamento do parlamento com o Executivo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE