O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) afirmou, esta tarde, que está disposto a partir para o enfrentamento na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, caso não seja viabilizada a unidade do grupo político que vem sendo articulada nos bastidores. Segundo ele, a definição entre a sua candidatura e a de Guilherme Maluf (PSDB) deve ser feita por todos os 16 parlamentares do grupo, conforme ficou estabelecido em reunião. Ambos almejam a presidência do Legislativo.
Até a semana passada, o tucano e o republicano estavam em lados opostos. Maluf sustentava uma candidatura tendo Mauro Savi (PR) como primeiro secretário. Pinheiro, por sua vez, tinha Eduardo Botelho (PSB) para aquele cargo.
No entanto, uma articulação política palaciana foi responsável por reunir o grupo, atraindo Maluf e aliados e enfraquecendo Savi. Agora, às vésperas da eleição, que ocorre no domingo (1º), Pinheiro tem pedido uma nova reunião para a definição da escolha.
Com a volta de Maluf ao grupo, os parlamentares decidiram que a primeira secretaria deve ficar com o PR e indicaram Ondanir Bortolini, o “Nininho”, diante da insistência de Pinheiro pela candidatura à presidência. Botelho, por sua vez, recuou da chapa encabeçada pelo republicano e pode entrar no grupo de Maluf como primeiro vice-presidente.