O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) defendeu a permanência do nome do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) entre os candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Ele aponta que quanto mais nomes forem propostos para ocupar o cargo, melhor para o processo como um todo e para a sociedade. Pinheiro manifestou que votou contra a indicação da ex-secretária de Cultura Janete Riva (PSD), por avaliar que ela não responde aos quesitos necessários para o cargo. E ainda questionou o parlamento em indicar apenas um nome para concorrer ao posto.
“Em outros Estados, como no Espírito Santo, nomearam 22 nomes para serem sabatinados. Só aqui em Mato Grosso que indica apenas um. Esse critério obsoleto, ou essa falta de critério, é que causa este furor e causa indignação à população”.
Em relação à indicação de mais dois nomes, como o conselheiro substituto Luiz Carlos Azevedo Costa Pereira e o advogado Joatan Alves de Oliveira, Pinheiro disse que acha justo, mas reforçou a permanência de Zé Domingos na disputa. Ele ainda comentou sobre o episódio que ‘esquentou’ o clima no parlamento, entre o republicano e o presidente da casa, Romoaldo Júnior (PMDB), que está hospitalizado, em São Paulo, fazendo tratamento cardíaco.
“Pode até colocar [os dois nomes], mas tem que colocar o Zé Domingos também. Ele foi o primeiro a inscrever o nome dele. Na hora eu quis fazer duas sabatinas, aí o Romoaldo respondeu que não podia, que só se fazia uma sabatina. Eu questionei onde estava escrito, e ele disse que é costume dele como presidente fazer uma sabatina. Aí que veio a eleição para a indicação”.
Para ele, o parlamentar é mais preparado para exercer o cargo, pelo extenso currículo em cargos públicos. “Eu entendo que o Zé Domingos tenha mais condições. Já foi prefeito quatro vezes, vereador, tem uma experiência fantástica, um homem extremamente preparado e qualificado. Teve inúmeras experiências para isso. Um currículo privilegiado que iria contribuir e muito com o controle interno através do Tribunal de Contas. Por isso votei nele”.
Além de Pinheiro e o próprio Zé Domingos, outros três parlamentares votaram a favor do deputado, que são: Luciane Bezerra (PSB), Luiz Marinho (PTB) e Airton Português (PSD). Contra os 15 nomes do legislativo, sob articulação do também presidente da Assembleia, José Riva (PSD), marido de Janete Riva.