Ao que tudo indica, o ex-governador Jaime Campos, atual presidente do PFL, será mesmo o candidato do partido ao Senado da República nas eleições de outubro deste ano. Os indicativos foram dados durante os encontros que o partido realizou neste final de semana em várias cidades do norte do estado. Campos esteve acompanhado de vários pefelistas, entre eles o senador Jonas Pinheiro, a deputada federal Celcita Pinheiro e nomes que estão despontando dentro da sigla em Mato Grosso, como o empresário Frank Rogieri, que vem tendo fortalecida sua pré-candidatura à Assembléia Legislativa.
No encontro realizado em Carlinda no sábado pela manhã, a chuva acabou atrapalhando a ida de correligionários ao Clube de Mães daquela cidade. Porém, dezenas de pessoas compareceram ao encontro, prestigiando as lideranças regionais do PFL. Além de Carlinda, foram realizados encontros em Colíder, Nova Canaã, Apiacás, Paranaíta e Alta Floresta, ocorrido ontem à noite.
“A intenção do partido é demonstrar interesse pela região”, comentou o presidente do PFL em Alta Floresta Jânio Toledo, sobre a visita dos representantes do partido.
Hoje o cenário político em Mato Grosso caminha para nova composição do PFL com o PPS, de Blairo Maggi, PP, entre outros, reformulando a aliança que elegeu Maggi em 2002. Com o recuo de Pedro Henry a definição de vaga para o senado parece ser mesmo do atual presidente do PFL em Mato Grosso. Jaime Campos já começa a dar mostras da escolha. Até o senador Jonas Pinheiro apresenta esses indicativos, torcendo para que a união partidária com o PPS aconteça.
“Eu espero não ser candidato (ao governo do Estado). O PFL tem intenção de eleger o Jaime Campos para o senado da república. Se a lei permitir, nós vamos apoiar a candidatura de Blairo Maggi, que é meu afilhado político e eu não tenho porquê disputar com o Blairo uma eleição”, anunciou antes do encontro de sábado em Carlinda.
Ao lembrar da falta de representatividade política regional, Jaime Campos lembrou que o PFL tem opções boas para preencher as vagas aos Parlamentos Estadual e Federal e ao Senado, onde se colocou a disposição para a tarefa. Campos disse ter propriedades na região norte e citou a falta de investimentos nos últimos anos. “Nós, como representantes no Congresso Nacional, viabilizaremos recursos, principalmente obras pra trazer mais empregos, mais dignidade”, observou.
Sobre a opção regional, o PFL vem trabalhando o nome do empresário Frank Rugieri, como pré-candidato a deputado estadual. Segundo as lideranças, é um nome bastante desprendido e que será, na opinião de Jaime Campos, um jovem operoso no exercício de um possível mandato.
“Temos que ter um representante: quem cuida de nossa casa somos nós mesmos, não podemos esperar pelo vizinho. Se nós quisermos ser enxergados de forma igual dentro do Estado de Mato Grosso, o norte vai ter que se unir, identificar uma candidatura, um candidato que tenha condições, apoio político na região, apoio político de Estado, apoio de compromisso, para que nós tenhamos uma representatividade política maior aqui no norte do Estado”, destacou Frank, ao final do encontro em Carlinda.