PUBLICIDADE

PFL e PPS mantêm as maiores bancadas na AL. Por pouco tempo

PUBLICIDADE

Eleitos para representar a população mato-grossense no Legislativo estadual, no período de 2007-2010, os 24 deputados tomam posse no próximo dia 1º, às 9 horas, no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa. A nova legislatura passa a contar com quatro deputados do PMDB; dois representantes do PT; quatro do PP; dois do PSDB; o PTB e PDT com um representante cada. Com a maior bancada o PFL e PPS têm cinco representantes cada um.

Todavia, essa situação deve mudar rapidamente. O PPS deverá ficar reduzido a apenas um parlamentar, Percival Muniz. Ou não: o político enfrenta um duro processo de cassação de registro que propiciou sua candidatura nas eleições passada. A ação está em fase final no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até agora Muniz não conseguiu reverter a situação. Sua diplomação ocorreu de forma precária.

Além de Muniz, estão no PPS os deputados João Malheiros, Sebastião Resende e Mauro Savi, além de Sérgio Ricardo, virtual presidente da Assembléia Legislativa. A princípio, os quatro não deverão permanecer no partido e devem acompanhar o governador Blairo Maggi para o Partido Republicano, que surgiu com a fusão entre o Partido Liberal e o Prona. Nesse caso, o PFL passa a ser o partido com maior bancada.

Veja quem é quem:

ADALTO FREITAS – Daltinho – (PMDB)
Empresário e pecuarista, o deputado eleito Adalto de Freitas Filho, o Daltinho (PMDB), garantiu que vai imple-mentar uma grande luta pela reoxigenação política econômica e, princi-palmente, de infra-estrutura para resgatar a dignidade do povo do Araguaia.
Daltinho conquistou 26.133 votos, com um discurso que promete mudanças de postura frente ao governo e em prol da “irrigação” de recursos para a região. Ele também assegurou ter propósito de recolocar o Araguaia em ligação com Cuiabá e o resto do Estado, porque acredita que, atualmente, a região está mais ligada a Goiás.

ADEMIR BRUNETTO (PT)
O petista eleito deputado estadual, Ademir Brunetto, irá trabalhar para buscar incentivos à agricultura familiar no Estado. Se-gundo ele, poucos investimentos são destinados ao pequeno produtor.
Brunetto quer fomentar o desenvolvimento sustentável e a verticalização dos produtores rurais. Para isso, garante que irá defendê-los na Assembléia.
Atualmente, o novo parlamentar lidera uma das maiores empresas no ramo agropecuário de sua região.

AIRTON RONDINA – PORTUGUÊS – (PP)
A melhoria no atendimento em saúde pública na região sudeste de Mato Grosso, por meio da ampliação de leitos e disponibilização de novas especialidades médicas, será uma das principais lutas do deputado eleito Aírton Rondina Luiz, conhecido como Português (PP).
“Vamos lutar pela região da grande Cáceres e também por todo Mato Grosso”, disse. Outros pontos importantes em que pretende atuar são o da Infra-estrutura, e da Educação, e pelo fortalecimento da Unemat. O ex-prefeito de Araputanga foi eleito com 20.784 votos e com votação em 102 municípios.

CAMPOS NETO (PP)
Reeleito com 23.248 votos, o deputado Campos Neto quer dar continuidade às ações implementadas e, principalmente, ouvir as reivindicações da população para via-bilizá-las. Campos Neto disse que já esperava pela vitória, pois ela é o resultado de todo trabalho desenvolvido não só no seu mandato de deputado, mas também como vereador por Várzea Grande. O progressista frisa que vai continuar visitando municípios e fiscalizando obras.
“Meu objetivo como homem público é ajudar a transformar a vida das pessoas, dando-lhes mais oportunidades de crescimento e realização”, afirma.

CHICA NUNES (PSDB)
Conhecer a estrutura e o funcionamento integral da Assembléia Legislativa, se inteirar do Regimento Interno da Casa e fazer projetos para atender as propostas que fez em campanha aos municípios que a elegeram. Essas são as primeiras ações que a deputada eleita e ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Chica Nunes (PSDB) promete fazer ao assumir na Assembléia Legislativa. Ela ressaltou que pretende estabelecer um plano de ação com o governador e secretários de Estado para atender aos interesses de seus eleitores. No entanto, assegura que não vai deixar de exercer o papel de fiscalizadora do Executivo.

CHICO GALINDO (PTB)
O deputado estadual eleito Chico Galindo (PTB) vai trabalhar em defesa dos interesses dos cidadãos pelos próximos quatro anos. Ele revelou ter decidido entrar para a vida pública como forma de retribuir ao Estado tudo que recebeu desde que chegou aqui. “Sozinho eu não teria como fazer nada, mas como deputado estadual tenho condições de trabalhar pela população como um todo”, frisa.
Sobre seu relacionamento com o governo do Estado, Galindo afirma que vai apoiar toda iniciativa favorável à sociedade. “Mas também terei liberdade para discordar de qualquer assunto que seja não benéfico a ela”, pondera.

DILCEU DAL´BOSCO (PFL)
Líder do PFL na Assembléia Legis-lativa, o deputado Dilceu Dal’Bosco foi reeleito com 30.159 votos, num total de 2,08% dos votos válidos. “Estou muito feliz por ter sido o mais votado do PFL e o nono do Estado”, comemora o parlamentar.
Investimentos na infra-estrutura e em obras de valorização de estradas estaduais estão entre as prioridades de Dal’Bosco para o segundo mandato. Além disso, ele pretende transformar o Hospital Municipal de Sinop em hospital regional. O objetivo é descentralizar o movimento dos municípios vizinhos.

GILMAR FABRIS (PFL)
Eleito com 20.057 votos pelo PFL, o deputado Gilmar Fabris atribui sua vitória nas urnas ao reconhecimento da população pelos serviços que sempre prestou ao Estado. Ele garante que, entre outras ações, vai trabalhar por medidas que resultem em melhorias na área da segurança pública. No ano passado, Fabris – que é natural de São Paulo (SP) assumiu na Assembléia a vaga do deputado Campos Neto. Também ocupou a vaga do deputado Joaquim Sucena (PFL).

GUILHERME MALUF (PSDB)
Médico e empresário em Cuiabá, e ex-vereador, Guilherme Maluf (PSDB) afirmou que sua bandeira de luta, na Assembléia Legislativa, será desenvolver políticas públicas voltadas à saúde e geração de emprego. Ele assegura que esse trabalho será implementado em todo o Estado, mas principalmente na Baixada Cuiabana. “É preciso desenvolver políticas que venham ao encontro das necessidades básicas da sociedade, como: Saúde”, destacou.

HUMBERTO BOSAIPO (PFL)
Reeleito com 25.287 votos, o deputado Humberto Bosaipo continuará lutando por políticas de atendimento à mulher, com a criação e instalação da Secretaria Estadual de Políticas da Mulher e de um Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência. O objetivo é reunir em um mesmo local a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e demais serviços de assistências jurídica, médica e psicossocial. Bosaipo também garante ainda que não abrirá mão da defesa dos funcionários públicos, policiais militares e da educação.

JOSÉ RIVA (PP)
Pela terceira vez consecutiva o deputado José Riva (PP) chega ao final de uma disputa eleitoral como o parlamentar mais votado de Mato Grosso. Com um trabalho intenso no Legislativo, Riva tem articulado melhorias para Educação, Infra-estrutura, Habitação e outros setores, e garante: “Temos que fazer mais”! Entre suas principais ações está a viabilização de escolas e salas de aula; construção de pontes, aberturas e obras em estradas, quadras cobertas e saneamento. Riva trabalha pela governabilidade e defende o meio ambiente e todos os setores produtivos do Estado.

JOÃO MALHEIROS (PPS)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo, com 20.704 votos, o deputado João Malheiros (PPS) classificou as eleições 2006 como a mais difícil de todas que disputou até o momento. “Venci na garra, pois foi uma eleição atípica das demais e toda minha equipe trabalhou muito para conseguir este objetivo”, avaliou o parlamentar. Ele garante que continuará viabilizando propostas que culminem na aquisição de recursos para as áreas de Educação, Saúde, Cultura, Infra-estrutura e Segurança Pública.

JUAREZ COSTA (PMDB)
Um dos representantes da nova safra de deputados, Juarez Costa disse que, a vo-tação expressiva conseguida é o reflexo da sua postura e respeito com a população. Ele faz questão de reconhecer que aliada ao bom trabalho desenvolvido, sua vitória se deve ao apoio do então deputado e atual vice-governador Silval Barbosa, e do governador Blairo Maggi. “Que nesses quatro anos eu possa fazer muito mais para o nosso Estado”, ressaltou Juarez.O parlamentar ingressou na vida pública em 2000. Em 2004, como suplente de deputado, assumiu uma cadeira por dois meses na Assembléia Legislativa. Na época, conseguiu recursos para a construção de ciclovia em Sinop.

MAKSUÊS LEITE (PP)
Eleito com 15.138 votos, Maksuês Leite é jornalista e radialista. Em 2004, ele disputou pela primeira vez um cargo político. Natural de Várzea Grande, o deputado eleito garante que vai realizar o mutirão comunitário e agilizar a construção de um Parque Ambiental para a Cidade Industrial. “Essa obra vai contemplar um antigo sonho da população várzea-grandense”, ressaltou ele. Na área da Saúde, o trabalho será para a conclusão do Hospital Metropolitano do Cristo Rei, que vai atender a demanda de toda a Baixada Cuiabana. O deputado Maksuês vai priorizar suas ações para Várzea Grande, e as demais regiões, nessa ordem.

MAURO SAVI (PPS)
O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS) teve votos registrados em 123 dos 141 municípios na disputa pela reeleição. Ele destacou o trabalho, atendimento e respeito à população mato-gros-sense como principais fatores de seu sucesso nas urnas. “Além do bom atendimento, é preciso ter respeito pelos problemas e suprir cada reivindicação dos prefeitos, vereadores e lideranças políticas”, afirmou Savi. Para o segundo mandato, o deputado pretende dar continuidade aos compromissos firmado com os municípios interioranos.

OTAVIANO PIVETTA (PDT)
O deputado eleito Otaviano Pivetta chega à Assembléia Legislativa com 35.901 votos. Ele pretende trabalhar forte para o desenvolvimento sócio-econômico de Mato Grosso.
Em dois mandatos consecutivos como prefeito de Lucas do Rio Verde, viabilizou um ensino de qualidade que culminou em três distinções nacionais ao prêmio ‘Qualidade na Educação Infantil’, nos anos de 2000, 2002 e 2004. Também ganhou destaque como gestor eficiente – em 2004 – da merenda escolar, com base 2003-2005.
Em sua gestão, Otaviano Pivetta, colocou Lucas do Rio Verde no pódium das cidades mais reconhecidas do país pelo seu modelo administrativo.

PERCIVAL MUNIZ (PPS)
O deputado Percival Muniz foi o 4º candidato mais votado nestas eleições. Para a Assembléia, Muniz anuncia que sua meta de trabalho será por meio de indicações e emendas parlamentares. Entre as prioridades estão a construção de dois mil poços artesianos para atender as comunidades rurais do Estado. Muniz é presidente regional do PPS. Foi prefeito de Rondonópolis por dois mandatos consecutivos. É produtor e pecuarista.

SÁGUAS MORAES (PT)
Reeleito para o segundo mandato com 25.983 votos, o deputado Ságuas Moraes disse que manterá a sua postura de oposição junto ao Governo Blairo Maggi (PPS), mas dará suporte às políticas públicas que forem importantes para o desenvolvimento do Estado e da população. Ele pretende intensificar e ampliar para todo o Estado seu trabalho voltado para as questões de infra-estrutura, especialmente na região noroeste.
Ságuas também tem uma grande preocupação com relação aos direitos humanos e pretende trabalhar para erradicar a violência contra a mulher.

SEBASTIÃO REZENDE (PPS)
O deputado Sebastião Rezende (PPS), que também compõe a bancada evangélica da Assembléia Legislativa, foi reeleito com 35.521 votos. Para ele, a votação expressiva é fruto do trabalho desenvolvido nos quatro anos de mandato e sua aprovação nas urnas se deve à sua presença em todo Estado. Rezende garante que dará continuidade aos projetos voltados para questões sociais e municipalistas. Sebastião Machado Rezende é evangélico e membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, de Rondonópolis.

SÉRGIO RICARDO (PPS)
Reeleito com 32.615 votos, o deputado Sérgio Ricardo (PPS) manteve o seu compromisso de lutar por medidas que fomentem o desenvolvimento de Mato Grosso.
Na Assembléia Legislativa, o deputado atua em diversas frentes importantes, como em defesa dos direitos do consumidor e do meio ambiente, em especial do Rio Cuiabá. A partir de agora, ele quer estender os trabalhos de conscientização e preservação também ao Pantanal mato-grossense. Entre as suas metas está a de visitar todos os municípios durante os quatro anos de mandato e selar parcerias produtivas.

WALACE GUIMARÃES (PFL)
O médico Walace Guimarães, eleito deputado estadual com 28.979 votos, dará continuidade aos trabalhos iniciados quando foi vereador por Várzea Grande. “Defendo a área de saúde pública e pretendo transformar o sistema unificado promovendo a descentralização e terminando, com as longas filas”, garantiu. Além da Saúde, ele pretende trabalhar ainda por melhorias para a Educação e a Segurança Pública. Segundo Wallace, são dois setores que precisam de atenção especial e de uma ligação estreita com o Executivo.

WALTER RABELLO (PMDB)
Segundo deputado estadual mais votado de Mato Grosso. Rabello pretende de-fender, na Assembléia Legislativa, a redução do ICMS da telefonia e energia. “Vou trabalhar pela redução e tenho certeza de que a Assembléia Legislativa vai aprovar essa proposta por unanimidade”, explicou. Vereador por Cuiabá, Rabello foi vice-presidente da Câmara Municipal e membro das Comissões de Recursos Hídricos; Direitos Humanos; Econômico e Finanças e da Comissão de Transportes Urbanos e Meio Ambiente.

ZÉ CARLOS DO PÁTIO (PMDB)
O deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) foi reeleito para o seu terceiro mandato com 42.277 votos, sendo o terceiro mais votado do Estado. O primeiro mandato do parlamentar foi conquistado em 1998, quando chegou à Assembléia com 9.740 votos. A votação do parlamentar, este ano, é 341,65% maior que a do primeiro mandato. “Meu desempenho representa o clamor da população por mais justiça social”, disse Pátio. Pátio nasceu em Londrina/PR. Formado em Engenharia Civil e Inglês, com especialização nos Estados Unidos, atuou como professor de Matemática e foi oficial do Exército.

ZÉ DOMINGOS (PFL)
O deputado estadual eleito, José Domingos Fraga Filho (PFL) afirmou que terá como meta de trabalho os interesses voltados para incrementar o desenvolvimento dos municípios. “Tenho uma marca com a população neste tempo em que atuei no Executivo e minha eleição se deve ao meu histórico na política, em especial junto ao pequeno empreendedor. Por isso, vamos defender o fortalecimento de projetos na busca de obras para os municípios”, afirmou. Formado em Agronomia, o deputado disse que dará uma atenção especial à área rural e que vai trabalhar em parceria entre Governo e produtores para gerar oportunidades na formação de renda e trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE