A Polícia Federal fez, hoje, nova fase da Operação Ararath( Cocite) e um dos alvos é o deputado estadual Mauro Savi (PSB). Estão sendo cumpridos 6 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região, um deles no gabinete do deputado Savi, na Assembleia Legislativa. Os federais foram ao seu gabinete com objetivo de apreender o telefone celular do deputado e, como não encontraram, acabaram indo a sua casa.
Os mandados são do inquérito que apura "crimes de coação no curso do processo e embaraço a investigação de infração penal que envolva organização criminosa", como afirma nota divulgada pela Polícia Federal. As penas previstas variam de 1 a 4 anos e de 3 a 8 anos de reclusão, respectivamente.
A polícia também cumpriu mandados na casa do ex-deputado Jose Riva (pela segunda vez esta semana) e também apreendeu celulares. Um deles seria da deputada Janaina Riva (filha do ex-deputado) e segundo a assessoria o aparelho foi devolvido pouco tempo depois. Janaina mora ao lado da casa do pai.
Outro lado
Savi disse em nota, há pouco, que ainda desconhece o motivo das buscas. "O deputado estadual Mauro Savi esclarece que não é investigado em qualquer fase da Operação Ararath, da Polícia federal. O mandado de busca e apreensão expedido pelo Tribunal Regional Federal – TRF 1 – foi para busca do aparelho de celular do parlamentar. A assessoria jurídica irá apurar o motivo da busca e apreensão do aparelho telefônico. Mauro Savi está tranquilo e a disposição da justiça para qualquer esclarecimento", diz a nota da assessoria.
Conforme Só Notícias já informou, há 2 dias, a PF também vasculhou a casa e o escritório do ex-deputado estadual José Riva (sem partido). A PF estava em busca de documentos após analisar informações de um delator que disse ter feito depósitos para quitar dívidas de Riva. Na data, o ex-deputado declarou, que o caso está em segredo de justiça e não pode se manifestar. Mas apontou que de sua residência não teria sido levado nada.
O nome da operação de hoje, Cocite (nome de lado que representa traição), é uma das estruturas do inferno concebido por Dante Alighieri, na obra Divina Comédia.
(Atualizada às 12:02h)