8% dos brasileiros afirmam que eles próprios, ou seus conhecidos, foram procurados por políticos ou cabos-eleitorais para venderem seu voto durante a campanha eleitoral de 2006. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo IBOPE Opinião para a Transparência Brasil. 4% dos eleitores tiveram oferta de dinheiro. A proporção de recebimento de ofertas em troca do voto é maior entre os mais jovens (13% entre eleitores de 16 a 24 anos) e residentes na região sul do País (12%).
A pesquisa também mostra que 4% da população admite que, nos últimos quatro anos, pagou (ou diz conhecer alguém que pagou) para a execução de algum serviço público ou para evitar um imposto ou uma multa.
Um quarto dos brasileiros não sabe o nome do último governador de seu estado e 26% acreditam que esse governante aproveitou o cargo para roubar. Desse grupo, 47% afirmam ter esta opinião devido a casos divulgados pela imprensa, rádio ou televisão, 11% por algo que tomaram conhecimento por meio da propaganda eleitoral e 20% por conhecerem pessoas que lhes contaram algo a respeito.
O nome do novo governador eleito do estado é desconhecido por 16% dos eleitores, e em relação ao novo ocupante do cargo, 19% acreditam que aproveitará o cargo para roubar.