Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Ascende em colaboração com a Kramer & Ornelas Consultoria, encomendada pelo jornal Estado de S. Paulo, indica que hoje a Câmara cassaria o deputado José Dirceu com 55% dos votos.
De acordo com a pesquisa, somente 29,8% votaram por absolver José Dirceu, 8,3% votaram em branco e 7% se abstiveram. Os outros 55% escolheram por cassar o mandato do deputado. Participaram da pesquisa 242 deputados, de um total de 513.
Dirceu disse acreditar que não será cassado pelo plenário da Câmara, discordando da opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O que o presidente expressou (que a cassação era inevitável) é o senso comum que impera no país. Temos lutado contra esse senso comum, que pode cometer uma injustiça”, afirmou Dirceu, que garantiu ter o apoio de parlamentares de todos os partidos.
Acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser o chefe da quadrilha que operava o suposto esquema do mensalão, o petista declarou se sentir injustiçado com o pré-julgamento contra ele.